terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dos objetivos e objetos


Devaneios podem criar caminhos possíveis para o querer; já o querer é obrigação, pura insistência em existir; e sonhos, numa palavra realista, são quaisquer objetivos que se queira alcançar.



Qualquer desejo poderá ser submetido a uma programação pessoal, racional ou emocional, controlada ou descontrolada, que poderá nos levar à nossa meta. Tudo na vida passa pelo estágio de ser um objetivo. E os há de toda sorte e qualidade: necessidade de sobrevivência, carências físicas, querenças carnais, ânsias mentais, sofreguidões materiais, ardências espirituais, vontades descartáveis.




Hoje satisfazer-se o mais rápido possível sobrepõe-se à escolha do melhor método.


Entenda-se por método "do bem" aquele que não prejudicaria terceiros, e por "do mal" o que não mediria consequências (Ui! Que me doerá a saudade do trema!).


Mimados e imediatistas somos a geração que mais tem acesso ao conforto, desde a criação do mundo, e a que mais alcança ganhos sem mérito.


Por absoluta falta de autoridade paterna (alguns chamam de preguiça), jovens de toda classe roubam, agridem autoridades (seja em salas de aula ou campos de futebol), arrastam e matam criancinhas, enquanto idosos, de vários países, partidos e credos, impunemente as devoram.




Mas... Esqueçamos os excessos; se deputados federais, preocupados em locupletar-se com dinheiro público na farra das viagens, não estão nem aí para a infância e juventude desviada, há quem, polemicamente, dê um grito de alerta.



O juiz Evandro Pelarin, de Fernandópolis, ao coibir menores infratores, e proteger outros tantos de agressões e abusos, com um simples toque de recolher, demonstra, no mínimo, que paternidade consciente seria antídoto suficiente para muitos problemas.




Nesses tempos autoamimados o perigo da lei do menor esforço é a facilidade com que o objetivo pode ser transformado em veleidade, inclusive filhos e amores. É o querer que, depois de adquirido, pode passar a ser coisa obsoleta, artigo de compra e venda, alvo conquistado rebaixado a não mais do que mero objeto do desejo de nossas vontades saciadas.



Curiosidades:

* Este antigo artigo, publicado na Folha da Região em 20/05/2009, tem qualquer coisa do outro que sairá no próximo domingo (30 de janeiro de 2012). A graça está no fato de que, algumas horas após ter enviado o novo artigo para o jornal, encontrei este, de quase 3 anos na net, por mero acaso.

* Espero que não seja prova de falta de assunto, mas sim de que mesmo estando disposta a trabalhar pela escrita na tentativa de mudar comportamentos e o meu pensamento, o mundo "ainda" não mudou.

2 comentários:

  1. r**************** o mundo mudou. Vc é que encontrou tarde o artigo.

    ResponderExcluir
  2. Fui até reler a Bíblia (documento antiiiiiiiiiigo). Sei lá, hein?! Mudou??? r****

    ResponderExcluir

Que bom que quis comentar. Pode esperar que logo respondo. Obrigadinha.