quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TRILHANDO A INVEJA

O amigo, depois de uma conquista faz uma afirmação e uma pergunta: "Não há que se ter inveja de nada e de ninguém neste mundo...mas como fazer para evitá-la?"; ao que respondi:



Caro Brito,
Sou aquela que promete resposta pra todo comentário. Como especialista não diplomada em todas as áreas das mazelas humanas, respondo o que vejo, sinto e posso dentro do espectro demodê de minhas ultrapassadas opiniões sempre prontas a serem formadas.

Só há duas formas de inveja a serem evitadas: a que se sente de alguém, e a que alguém sente em relação a você.


A segunda forma é quase inevitável; tão mais conhecido e reconhecido você se torne, mais gente estará passível de invejá-lo.

A primeira forma - sentir inveja de alguém - está diretamente ligada à baixa autoestima. Assim, o invejoso, ao criticar alguém que lhe é evidentemente superior, coloca-se, sem perceber, imediatamente, na condição de incapaz. Todo incapaz, você bem sabe, não consegue fazer o mesmo uso da inteligência que o seu companheiro mais capacitado, e, portanto, não consegue enxergar que ao manifestar a inveja está exibindo a própria falta de sabedoria, sordidez e pequenez diante do universo com o qual se relaciona.

De sorte que sentir inveja nos diminui imensamente, mas ser invejado, embora seja um sentimento que nos incomoda, nos amplia a grandeza e, se ignorado com carinho, nos torna seres humanos mais e mais evoluidos.




Abraço grande e parabéns por toda boa conquista!

15 comentários:

  1. Muito bom e real.
    Bjus
    A Moda em Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  2. replica bags korea replica hermes handbags v3i10r3g66 zeal replica bags reviews informative post y2e20y6b19 replica bags buy online replica bags hermes replica bags lv top article x0t04o7b76 replica bags online uae

    ResponderExcluir

Que bom que quis comentar. Pode esperar que logo respondo. Obrigadinha.