terça-feira, 27 de setembro de 2011

PARA NÃO DIZER (que não falei das flores)






"Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua.” Sl 72.7









Primavera, estação que nos situa entre a secura do inverno e a ardência do verão...

... E eu só quero falar das flores! Não de ervas daninhas e tiriricas que esgotam o solo deste Brasil sem oferecer retorno que não seja o transbordar da sujidade que lhes preenche a proliferação de doenças de corpo putrefato, alma conspurcada e espírito guloso. Nem mesmo da mais adstringente entre as daninhas que, sabe-se lá por quais artes (plásticas) do demônio, finge aparência de flor.

Chegou a primavera e vou falar da esperança da chuva, da grama que verdecerá, fatalmente, quando a condensação do vapor das boas atmosferas, que lava almas e apascenta a poluição do mundo, colocar a poeira em seu devido lugar. Ainda que tarde.

Eis a primavera e falo dos pássaros que só assinam embaixo do que leem, e que com vozes confiantes podem informar ao povo que autoria (assinatura), mais do que responsabilidade, é garantia de sobrevivência. E, tendo aprendido, quem impediria esse brasileiro honesto de assimilar a lição, ou de admirar ao seu igual?

Em Araçatuba há muitos bons pássaros, como os há em todos o cantos deste imenso país. Dos cantos araçatubenses nos dão notícia Calula e Tito Damazo, que nas respectivas publicações, Criatura e Contrabaixo impressionam rodamoinhos expondo essências, acatadas pela poesia, de linhas sempre preclaras. Uma desnuda as dores (de todos os privilegiados que são capazes de senti-las) inclusive as havidas na alegria; o outro transborda humores de tantos substantivos que impressiona os ânimos pelo amor sempre ético que vai à alma (dele como a dos brasileiros, ali descritos, que adormecem estrelas pelo cedo que acordam). Há que conferir outras aves lindas, experimentando voos no Experimentânea 8, como quis a Secretaria da Cultura de Araçatuba. Como mantê-los no solo?

Nem se deve enrouquecer, pela esterilidade fumosa, tantos pássaros louváveis, divulgadores práticos das múltiplas vozes canoras (que se fazem imprimir em papel jornal, e outros modos imagéticos), querendo obrigá-los a cantares de única melodia. Porque na primavera tudo é cor.

Está aí a primavera e falo de borboletas, que voejando sobre todos os lugares mantêm o mundo funcionando pelo bem, polinizando, florescendo, renovando, reconstruindo num cuidado que nunca pode ser abandonado.

Borboletas como as há no Senai de Birigui que pensa coletivo, pelo e para o coletivo. Trabalhadores, dos mais dignos do digno título, que na simplicidade natural às boas ideias criaram algo capaz de mudar o mundo a cada passo. É genial. É coisa de ser humano querer ir lá dar beijos de parabéns em todo aquele que participou da engrenagem dessa invenção: os técnicos da citada escola dotaram um tênis com um dispositivo que desprende do solado a essência da citronela (conhecido repelente natural que afasta o mosquito da dengue).

Pensem em um passo desprendendo o repelente, pensem em dez, em cem, em mil, em um milhão. Isso é ação. Pensem em uma borboleta, duas, cem mil, muitas mil, de boa vontade, polinizando.

Mas é preciso que as borboletas façam funcionar a boa intenção pela ação das aves divulgadoras, proliferando rosas, sete-léguas, bem-me-queres e onze-horas das horas todas.

Porque o mundo precisa de primaveras prolongadas e gente primaveril, sem maldade, propagadora do calor humano e da umidade das substâncias orgânicas que geram o bem abrangedor da imensa maioria.

Olha aí a primavera! Vamos todos falar só das flores?

Curiosidades:

* Publicado em outras primaveras, quando ervas-daninhas se fazem valer de tirirca mais popular para tomar cadeiras plenárias.
Coluna Tête-à-tête, 26 setembro, 2010

4 comentários:

  1. Oi Cecilia....eu ainda tb nao falei das flores,
    Bjus e boa noite
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  2. Paula, tenho certeza de que vai falar das flores com muita propriedade, seja nas casa, ou nos jardins! r***

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Cecília! Quando é que na primavera do nosso lindo país, vamos aprender a escolher sementes de flores para plantar e não de ervas daninhas?
    Ai ai... vamos nos mexer nem que seja um milímetro para colocar esse país pra frente, não podemos desistir. Parabéns pelo texto! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Oi IF! Muito bom ter o estar "de acôrdo" e a sua visita por aqui. Bjks pra NY! A gente por aqui vai se esforçando pra chegar aos pés dos países "em crise"! r****

    ResponderExcluir

Que bom que quis comentar. Pode esperar que logo respondo. Obrigadinha.