domingo, 28 de agosto de 2011

‘TÔ’ CO'A MACACA?


Já enxergou tudo velho, tão antigo que as dores universais pareçam madeira apodrecida e carunchada?

Acordei desgostosa de mundo, quase inoperante. Não de físico, que este fez o que tinha que fazer, mas de alma...

Na terra nada muda: corrupção, assassinatos, pedofilias, espancamentos, colarinhos de Alvorada e suas almas descoloridas.

Chi... Melhor olhar pra cima!

Tão alto?

Então tá: o maior prédio do mundo vai ter pra lá de quilômetro.
De quem é? Da família Bin Laden, uai. Ô gente boa!

Edifícios crescem. Homens não?

Estações se sucedem e fruta verde amadurece. Homens não?

Assunto ruim... Que tal música?: Amy Winehouse não morreu de overdose de drogas proibidas! Ainda bem! Parece que morreu das permitidas mesmo (?).

Falemos de evolução: o cérebro masculino é 10% maior. Notícia antiga.

Nunca achei grande coisa. Afinal, o mamífero macho, modo geral, é maior que a fêmea escolhida. Que bom que o cérebro acompanha o todo, né? Pena que o mais desenvolvido neles seja a habilidade matemática... Já nas mulheres a área mais volumosa é a das reações emocionais. Socorro! Tá explicada a TPM!

Sabia que homens adquirem TPM? Verdade! Só não é mensal.

A Tensão Pós-Matrimonial surge quando o jovem macho, após ritual de união, descobre que jogar futebol pode não ser pra sempre, que o controle da tv gosta das mãos femininas e que a noiva não é a mamãe faz tudo e sem direitos que ele imaginou.


TPM varonil é sinal dos tempos e remonta aos primórdios das piadas sobre os másculos parceiros.

Há cinquenta anos atrás havia piada de português, russo, taxista, borracheiro, Ricardão... Mas, de marido?, tipo: “Quando um homem tem planos para o futuro? Quando compra duas caixas de cerveja” Ou: “Quando um marido faz exercício abdominal? Só se o controle da tv estiver entre os dedos dos pés”, nunca!

Na telinha, foi dito: o cérebro feminino processa a fala em dois hemisférios ao mesmo tempo, o homem só no esquerdo.



Significa que enquanto tomamos fôlego para mais uma descarga eles mal armam a frase que nos calaria. ‘Tô’ com eles, desesperador! Vá se saber se não é por isso que preferem a companhia de homens.

A neurociência garante: tais capacidades desenvolveram-se quando o macho caçava e a fêmea coletava (quer dizer: sempre fomos vegetarianos e carnívoros – os partidários da alimentação exclusivamente vegetal que se entendam com o Criador, ‘tô’ só constatando).

Enfim: concluiu-se que ambos são levados a desempenhar funções cognitivas diferentes para resultado idêntico.


Aliás, falando em Criador, o responsável por tudo que é celular (e não cito aqui o seu telefone) pensou tudo muito bem. Na cadeia alimentar cada um devora cada qual na tentativa de subsistência. Sim, nos parece um horror, mas é o que mantém (ou mantinha) o mundo equilibrado.


E, grande descoberta! Na última semana conhecida revista destacou “Ardi”, uma fêmea fóssil. Estudiosos afirmam que ela deu origem ao ser humano como aos símios.

Meninos e meninas, 2011 anos depois de Cristo, creiam, já não devem seus cérebros intensamente desenvolvidos e dedões opositores aos macacos! Finalmente descobriram aquilo que muitos sempre souberam: Darwin estava errado!

Significa que acordei sofrendo à toa? Ufa! Já tenho o que comemorar, posso dizer que venho de um hominídeo sem ser chamada de ignorante.

Nem ‘tô’ co'a macaca!

Tragam línguas de sogra, chocalhos, fogos, espelhinhos e balangandãs: ninguém mais é filho de gorila. Melhorou... Agora você é tão-somente irmão de chimpanzé!

Pelo menos até que nossos matemáticos e emocionais cérebros descubram algo novo e se cubram, quem sabe, com a plena razão.

Será que vivo pra ver?




CURIOSIDADES:
* Macacos e feministas extremadas me mordam, mas o que seria de uma mulher sem o seu homem?

CURTAS:
* Crônica publicada na Folha da Região na minha coluna, Tête-à-tête, em 28/08/11.
* Esta crônica confirma o meu pensamento "pouco científico" de 2007, publicado na FR na coluna Soletrando.
* "Falando em fé", o artigo citado acima, está postado sob o mesmo marcador "Do Inconformismo" neste blog.
* Burj em Árabe significa torre.
* O edifício que se apresenta, em foto, nesta crônica, é "Bin", mas não é "Laden".
* O aqui postado, é o Burj Khalifa, antigo Burj Dubai - antes da injeção de grana por parte de Khalifa Bin Zahied Al Nahyanan que é Xeque (soberano)de Abu Dhabi.
* A bufunfinha, 10 milhões de dólares, foi injetada para que Dubai não desse calote em seus investidores.
* Apesar de toda essa exibição de riqueza (ou talvez por isso) os Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) possuem indianos, filipinos, paquistaneses e outros árabes trabalhando em semi-escravidão, semelhante a muitos bóias-frias do sertão brasileiro.

4 comentários:

  1. Belissima e reflexiva narrativa sobre os absurdos que estarrecem. Até mesmo olhando para o céu, curiosamente vislumbramos a obra faraônica dos Bin Laden. Igual à diva das crônicas, sinto-me desgostoso também.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Antenor. A luta pseudo religiosa nada mais é do que ralo de captação de riqueza em benefício de uns poucos (e final de linha para as milhares de vida que se perdem poruma causa que não é correta)
    PS: O edifício da foto é o Burj Khalifa, antes da última injeção de dinheiro para finalizar a construção conhecido como Burj Dubai.Ele tem perto de oitocentos quilômetros,o dos Bin Laden está projetado para um kilômetro - será isso o que a inexistência de tantas vidas pode produzir?

    ResponderExcluir
  3. Cecília, às vezes penso que todos estes absurdos sejam o prenúncio da ruptura do mundo. Um fraternal abraço pra você.

    ResponderExcluir
  4. Todo império ruiu. Toda civilização ressurgiu renovada. Antigos desejos substituidos por novas vontades. Mantendo o equilíbrio do mundo, as resistências. Abraço

    ResponderExcluir

Que bom que quis comentar. Pode esperar que logo respondo. Obrigadinha.