sexta-feira, 24 de junho de 2011

Consensos e Anemias (política X religião)

Sobre política, ou religião, longe de mim querer ser consenso.

Não temo temas, se “todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui (...) receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras” (Declaração Universal dos Direitos Humanos).

Aqui, os temas têm mais a ver com a ocasião.

Não sei se outros, como eu, viveram na semi-ignorância.


Nestas semanas, três dos muitos preceitos Bíblicos foram e serão comemorados: pentecostes, a Santíssima Trindade e o Corpo de

Cristo.








Ultrapassei essas datas por quase toda a vida registrando vagamente seus significados e nomes, mas sabendo que culminariam num excelente feriado.

Corpus Christi, ação do Papa Urbano IV e sua Bula ‘Transiturus’ de 1264, é festa que trouxe descanso nacional aos países católicos.

A crença em pentecostes traz fé na ação do Espírito Santo e em Seu inspirador poder.

Já o Trinitário entende que em Deus estão contidos Cristo e o Espírito Santo, por isso Deus é singular, único, embora três identidades distintas revelem a Sua onipotência, onisciência e onipresença: “ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

Mas a presença do Corpo de Cristo no pão é mais que a convicção da crença em Deus, é mais do que o relacionar sobrenatural com o Espírito Santo, é a comunhão física com Cristo: “E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim” (Lucas 22:19).


Somos muitos os Cristãos que aceitamos os mistérios: Adventistas, Pentecostais, Católicos, Ortodoxos, e variadas denominações. Ler a Bíblia é entender a existência, a profundidade e a eternidade dos ensinamentos.

O escrever para ser consenso não é praia pra cronista.

Ser questionado é prêmio, caso para gratidão.

É como religião, cada qual tem a sua, mas gosta de falar sobre o assunto.


Diferente do Cristão. Crer em Cristo é unidade. O que de fato importa é aquilo que está no Livro Sagrado.

Se ainda assim divergirmos espero que a rima, que alegra, redima a jornalista e abençoe a você que me lê: sintaticamente polêmica talvez, intelectualmente anêmica jamais.

Curiosidades:

• O artigo acima, de autoria de Cecilia Ferreira foi publicado na Folha da região, coluna Soletrando em junho de 2007.

• Sobre o tema, diz a Palavra:


“Cumprindo-se o dia de Pentecostes (... ) veio do céu um som (...) cheios do Espírito Santo começaram a falar em outras línguas (...) e se maravilhavam (...) Pois que! Não são galileus? Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua? (...) todos os temos ouvido falar das grandezas de Deus!” Atos 2:1-12

5 comentários:

  1. Bom dia Cecília!

    Bem informativo seu post de hoje e como sempre muito bem escrito.
    Passo por estas datas sem lembrar muito o que significam. Estou afastada da igreja como instituição mas acredito em Deus Pai, Espírito Santo e Jesus Cristo!

    Acontecimentos me levaram a esta atitude!

    Um lindo fim de semana!1

    Beijos,
    Elaine Crespo

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Cecília, a tua humildade em reconhecer o valor dos questionamentos e ainda desejar a bênção a eventuais pontos de vista contraditórios, são exemplos dos mais sublimes. Eu te admiro muitissimo e sempre mais...

    ResponderExcluir
  3. Possa todo feriado ser pausa e retomada para dias melhores. Bom sete de setembro, Antenor.

    ResponderExcluir

Que bom que quis comentar. Pode esperar que logo respondo. Obrigadinha.