domingo, 30 de outubro de 2011

BRINCANDO DE SER FELIZ



Mês da criança! Vamos brincar de adivinhar?

A palavra é: Zona!

Zona é Porção, Região! Tipo, Zona cega: local que um transmissor não alcança; Zona de atrito: área em que o interesse político-econômico não encontra acordo; Zona do agrião: parte do campo em que disputa pela bola gera confusão; e Zona do meretrício: espaço em que se restringia o prostituir-se.

Prostituir? É desmoralizar, corromper, degradar, expor-se, tornar-se prostituto, produzir obras com o objetivo exclusivo de enriquecer desprezando princípios, ideias, e qualidade do trabalho, é aviltar-se por ações vergonhosas, indecorosas, é deixar-se corromper por suborno, favores, ou entregar-se à vida de pública devassidão. Tá no dicionário. Hein? Suborno, corrupção, devassidão pública? Nossa, seria esse local o Plenário?
 
Plenário? Quem respondeu pleno, completo, assembleia ou tribunal que reúne em sessão todos (ou quase todos) os membros, acertou! Plenário vem de pleno? Algo está errado. Certas Assembleias Públicas hoje seriam Vaziários? Ou Desocupários? ótimo o nome: locais nunca ocupados, reservados a sujeitos sem ocupação.

Voltando à zona que nos rege: figurativamente um local de ações vergonhosas é reconhecido como ZONA apenas. Seria essa a origem da ZONA ELEITORAL?

Para nossos irmãos portugueses a tal ZONA não existe. E por lá o Cartão de Eleitor se une ao Bilhete de Identidade, Cartão do Contribuinte, Cartão do Beneficiário da Segurança Social e ao cartão do Utente do Serviço Nacional de Saúde (Utente, palavra difícil por aqui; fácil por lá, onde o Poder Público reconhece existência e valor do Usuário).

Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde e Beneficiário, aqui? Só se for Fantasma. Mas, nem tudo está perdido, as suas Obrigações de Contribuinte crescem a olhos vistos! Uma beleza!

É que os eleitos não se preocupam conosco, não lhes sobra tempo! A maioria dos senadores, deputados e vereadores anda atarefada assegurando a si mesma amplamente. Não? Fossem eles minoria as sobretaxas não seriam tão mais crescentes para o cidadão quanto mais comum ele é.

Então há que se perdoar os estressados homens públicos, principalmente quando tantos eleitores andam desejando que eles mostrem a verdadeira face por meio da votação transparente no Desocupário.

Enfim, pena, a ZONA saiu do meretrício; e no Atrito ela parte pro Agrião e fica Cega. Cega de ganância, luxúria, e indevidas facilidades. Ainda assim, na próxima eleição, você vai se dirigir à ZONA ELEITORAL mais próxima para escolher...
Hein? É... Chato isso! Mudando de jogo: Qual é, qual é o país em que...

1) partindo da capital, quanto mais pedágio se paga pior a estrada fica?

2) assassinos têm proteção estatal e recebem pensão para suas família, enquanto familiares de assassinados ficam à míngua e à mercê de mais insegurança?

3) crianças carentes passam fome proibidas de trabalhar; mas as crianças bem alimentadas têm permissão de exibir-se na mídia e ganhar milhões que os seus papais irão jogar fora?

4) doar bilhões para outros países tornou-se hábito (em troca de honoris causa?), mas não reconstrói cidades, escolas, hospitais, ou residências atingidas por suas próprias catástrofes?

5) armar os índios é bacana, mas considerá-los responsáveis é absurdo?

6) se tira a terra de quem produz para entregar a quem vai destrui-la e vendê-la?
 
7) se insiste há mais de oito anos no desarmamento dos homens de bem, sem desarmar os do mal?

8) se persegue há quase uma década uma falsa autorização popular para habilitar a censura?

9) o governo se diz contra os preconceitos, mas é o primeiro a criar regras e cotas preconceituosas?

Quem souber responder que finja ser feliz, ou, no medo, se cale para sempre.
 

SUS, MAMOGRAFIA, ESPORTES


Tô pensando... De onde terá saído tanto dinheiro para o PC do B ficar dizendo a cada intervalo do horário nobre da TV que é honesto? O dinheiro tá orlando, digo, Rolando?



Segundo a página abaixo um minuto de propaganda na Globo custa em média OITOCENTOS E CINQUENTA MIL REAIS...

Por alto:
Quantas mamografias o SUS faria com esse dinheiro?

CURIOSIDADES:
http://paposebabados.webnode.pt/news/você%20sabe%20quanto%20custa%20%20uma%20propaganda%20na%20globo%20em%20horario%20nobre-/

xis X xis

O mundo está pleno de dois tipos de pessoas: gordos & magros, altos & baixos, capazes & incapazes, honestos & gananciosos, manifestantes & não manifestatntes, pensadores & bont vivants.

Huove tempo em que um manifestante precisava sair às ruas. Dava trabalho, exigia alto comprometimento.

Em qualquer tempo um pensador não manifestante, vendo a coisa errada, tinha que se mobilizar de forma que tudo lhe podia ser difícil e penosos.

Hoje um pensador não manifestante por certo pensa: "só levo vantagem ficando calado, vai que os amorais e antiéticos políticos atrapalham a minha vida financeira".

Porque, afinal, o comprometimento de qualquer pensador tranquilo, porém honesto,está à distância de alguns dígitos, ou apenas um clique de condordância com o pensador mais comprometido.

Dê alguns cliques, sob pena de ser mais um dos ínfimos responsáveis pelo estado de Corrupção do Estado e não poder se queixar quando a água lhes bater no traseiro.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Novembro útil

Acabou o mês das crianças, guardem os pirulitos restantes até dezembro, quando a comilança deve rolar solta novamente.

Já reparou que quase todo mês tem a sua característica marcante? Mês das noivas, das mães, dos pais...

O que fazer no mês de novembro? Guarde-se. Dedique esse mês a restar satisfeita consigo e seu espaço por todo o próximo ano.

Que tal botar a casa em ordem e de quebra manter a forma?

Ponha uma roupa confortável, tênis, chinelo de dedo ou estilo crocodilo. Prepare um suco de frutas estupidamente gelado com queijo em cubinhos temperado, ou um chá quentinho com torradas e manteiga, dependendo da temperatura do seu cafofo. Se for ligada na saúde use aquela manteiga que gera o bom colesterol.

Faça, durante o processo, soar, por qualquer meio que lhe seja agradável, a música que você mais gosta. Que seja uma música que ative, que levante o astral, que faça querer dançar.

Quarto e sala, ou palacete, não importa: isso não é coisa para a sua funcionária fazer. Nem todo conjunto de quatro paredes é LAR (com maiúsculas).

Lar é o lugar para onde você e seus filhos querem voltar, mesmo quando a coisa lá fora está boa. Para sentir-se em casa, lembre-se, há coisas que só você pode decidir e organizar.

Funcionárias, mesmo as mais antigas e queridas, caso você as tenha, devem estar ali para manter; caso contrário você, e até a família, estará condenada a achar que aquele lugar na rua, na casa alheia, ou em viagens exteriores é melhor do que o seu canto.

Desculpe se estiver lendo e se sentir assim... Sempre há tempo de vir a amar o seu espaço, comece hoje!

Se seu tempo for pouco reserve um final de semana, ou duas horas de alguns dias no final de algumas tardes. Hoje em dia não faltam produtos para deixar o seu ambiente perfumadamente agradável. A cada espaço organizado deixe óleo aromatizante na tomada, acenda incenso, coloque sachês nas gavetas, ou pulverize essências. algumas nos lembram a infância, amores, adolescência. O importante é que penetrando façam bem pra alma.

Se detestar perfumes artificiais, ainda mais os doces, e for super adepta de coisas naturais corte um limão pela metade e os enfeite espetando cravos em nos gomos e um no centro. Além de cheiroso isso evita que moscas e pernilongos sejam atraídos para aquele espaço, mas, se ali estiverem ficarão "hipnotizados" pelo odor, atordoados a ponto de ficarem completamente assentados.

Ah, aqueles pires chiques lindos, das suas xícaras que quebraram, não os jogue fora, os limōes ficam perfeitos ali. E, arroz, ou sal grosso, servem de ótima base decorativa para que os limões não flutuem no pratinho.

Essas açōes já são um presente de Natal para a sua casa.

Falando em Natal faça duas pilhas de descartes: lixo e doaçōes. Muita gente vai adorar coisas que se encontram repetidas no seu guarda-roupa, ou que você acha que não vai mais usar (mesmo estando praticamente novas). Ai... Também morro de dó, mas a maioria de nós erra e é melhor alguém feliz do que um armário inutilmente abarrotado.

Tem aquela roupa que ficou muito justa mais rápido do que se imaginou. Droga! Dieta é plano de Ano Novo. Ou o namorado odiou certo vestido e o pior: ele estava com a razão! Ahrg! Ou você não percebeu que uma dita cuja de uma cintura baixa fica, de fato, abaixo da crítica quando você se senta. Ah, o permanente desconforto de algumas modas...

Livre-se também daquela bolsa que foi comprada num louco impulso, mas chama a atenção demais e você prefere adular a própria discrição mesmo tendo gasto uma fortuna na aquisição.

Se sua conta estiver no vermelho você sempre pode autoajudar-se em brechós. Caso contrário há milhares de instituiçōes de caridade que recebem de tudo. Tenho certeza de que você conhece, ou já é ligada a algumas.

Louças trincadas, talheres desparceirados, copos desbeiçados... Aqui sua funcionária pode ajudar e ir separando.

Já na papelada nem pensar. Se mesmo a gente erra... Na dúvida, não se desfaça daquela chusma imprestável de jornais velhos que o seu marido, guardou no armário, só Deus sabe por quê!

Fique atenta ao imposto. Muitos dos seus papeizinhos, de aparência "descartável", podem ser dedutíveis.

À medida que for encontrando objetos que pertencem a armários de outros cômodos não os empilhe, para isso você pôs calçado e roupa gostosos! Levante e vá até lá. Se for um quarto que você já arrumou guarde no lugar certo, senão pode deixá-lo sobre algum móvel e guardar quando chegar a vez daquele local.

Trabalhoso?

É!

Chato?

Talvez... Depende do prazer que já tem de estar entre aquilo que lhe pertence.

Mas o resultado é confortante e surpreendente, principalmente se você for alguém que está experimentando essa libertação pela primeira vez. Um banho na casa e no espírito.

E, o Natal, taí! Aproveite! Aquele lençol hiper macio, toalhas de benho, louça encantadora, sapatos alucinantes esperam para estar sob a sua bela árvore e substituir à altura as coisas das quais acabou por se desfazer.

Árvore! Nossa! Aproveite a faxina, desça os enfeites, dê uma folga pra arrumadeira, e chame toda a família para uma feijoada, ou macarronada, em torno da beleza de presépios e cores natalinas lá pelo finalzinho do mês.

Bjnhs*

Folia




Se some,
traz fome,
consome,
é porque me adora.

A palavra demora,
brincando de esconde-esconde.

Da falência

Sigo desarvorada; sem meus atos falhos sou pouco, quase nada.

Da autoria




No autor o fruir e o ficcional são fissionáveis.
Nele a formação sonhará fantástica e a fabulação soará factual.
Assim se fertiliza um futuro Ícone.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TRILHANDO A INVEJA

O amigo, depois de uma conquista faz uma afirmação e uma pergunta: "Não há que se ter inveja de nada e de ninguém neste mundo...mas como fazer para evitá-la?"; ao que respondi:



Caro Brito,
Sou aquela que promete resposta pra todo comentário. Como especialista não diplomada em todas as áreas das mazelas humanas, respondo o que vejo, sinto e posso dentro do espectro demodê de minhas ultrapassadas opiniões sempre prontas a serem formadas.

Só há duas formas de inveja a serem evitadas: a que se sente de alguém, e a que alguém sente em relação a você.


A segunda forma é quase inevitável; tão mais conhecido e reconhecido você se torne, mais gente estará passível de invejá-lo.

A primeira forma - sentir inveja de alguém - está diretamente ligada à baixa autoestima. Assim, o invejoso, ao criticar alguém que lhe é evidentemente superior, coloca-se, sem perceber, imediatamente, na condição de incapaz. Todo incapaz, você bem sabe, não consegue fazer o mesmo uso da inteligência que o seu companheiro mais capacitado, e, portanto, não consegue enxergar que ao manifestar a inveja está exibindo a própria falta de sabedoria, sordidez e pequenez diante do universo com o qual se relaciona.

De sorte que sentir inveja nos diminui imensamente, mas ser invejado, embora seja um sentimento que nos incomoda, nos amplia a grandeza e, se ignorado com carinho, nos torna seres humanos mais e mais evoluidos.




Abraço grande e parabéns por toda boa conquista!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A CULPA DO INOCENTE



Na vida tudo tem dois lados. E, na questão “ofensa”, há dois tipos de pessoas: os ofensores – do mal –, e os ofendidos – invariavelmente do bem!
Será?

Tá! Alguém pisa no seu pé com força, por exemplo, bem na unha encravada, no joanete, ou calinho que anda sensível. No susto você faz: Ai! E algumas pessoas se viram para ver o que aconteceu...

Imagine a cena: depois do “Ai!” você sorri sem graça tentando ser gentil com o sujeito. Mas, o dito cujo olha feio, não se desculpa, faz ar de ofendido, porque os outros em volta ouviram a sua exclamação de dor.




Poucos entenderam o que aconteceu, só viram o “pisador” olhar feio para você, viram você se encolher e viram que, pelo hábito da educação, foi você quem pediu desculpas por ter feito “Ai!”.

O pisante soube como se tornar o ofendido. Já você assumiu o papel do ofensor(a), do culpado(a). O tipo “ofendido” resolve ficar dias, anos, sem falar com você. Pode ser pior? Pode! Talvez a antipatia seja sem retorno e o “pisante de calos” leve outras pessoas a sentirem-se “ofendidas”.

Claro, o pisão é só um exemplo. As formas de se atingir alguém, até sem querer, são inúmeras. Mas, se você conseguiu se ver na cena e é do tipo que sofre se deixa os outros sem graça, pode ser um “ofensor” nato. Pois é...







Notícia boa: criaram “o infalível” detector de mentiras. Afirmam que ele se liga ao nosso cérebro no lugar em que a “culpa” habita. Quando a máquina acusar “culpa”, danou-se!







Infalível? Ah, tá! Temos o Bin Laden e as Torres Gêmeas; Lênin e Stalin matando muitos milhões de irmãos russos só para ficar com o poder e grana da coisa pública; Hitler, nazista, que não matava os irmãos de sangue como gostam de fazer os amigos comunistas/socialistas, mas matou todos aqueles com quem não desejou dividir o dinheiro da nação. Como seria ligá-los nessa máquina?

Será que sujeitos portadores de alguma espécie de culpa teriam provocado tais desastres humanos, feito o que fizeram, ordenado o que ordenaram?



Que espécie de remorso sente a menina que mata os pais só para namorar em paz, ou o casal que mata a filha da escritora Glória Perez acreditando que isso lhe dará mais sucesso, ou o pai que joga a própria filha pela janela para encobrir o crime da segunda esposa, a esposa que manda matar o ex-marido, a amasiada que mata a esposa do amante? Que tipo de culpa essas pessoas são capazes de sentir?







Por outro lado sabemos que há filhos que passam uma vida inteira se culpando pela separação dos pais, pela partida de um familiar que jamais voltou, mães que se martirizam por quaisquer problemas dos filhos perguntando-se o que poderiam ter feito de diferente mesmo diante de fatos que elas não teriam como ser culpadas?




O quanto pode ser absurda a suposta infalibilidade de uma máquina que considera o sentimento de amor e responsabilidade como confissão de delito, e entende na ausência de culpa (grave doença psíquica) um passe para a liberdade?

Uma atitude firme nem sempre traduz rudeza de caráter, pode ser apenas a face do que assume para si quaisquer responsabilidades. Há gente que carrega a culpa do mundo, chorando até pelos covardes sem alma e culpa zero, sempre dando aos traiçoeiros o direito de defesa, mesmo que não persiga para si tal direito.

E você, que aqui se lê, enquanto não se descobre um remédio para curar insensibilidade, ou para amenizar a sensibilidade excessiva, deve se contentar com o que é possível.

Na internet há receita para tudo: Ao aceitar um presente ele passa a ser seu, mas ao recusá-lo ele continuará pertencendo ao dono.


Ficou fácil: se lhe oferecerem ódio, raiva, inveja, vingança, ganância, corrupção?

=====================> RECUSE!


E... Só entre nós: vale rezar, muito, pela sanidade da humanidade e suas máquinas tão infalíveis quanto a bomba atômica.

Curiosidades:
Publicado em nove de outubro de 2011.Jornal Folha da Região.